Trair segundo o dicionário Houaiss significa ser infiel e desleal.
As estatísticas mostram que 70% dos homens e 40% das mulheres traem.
Traição é considerada um conceito subjetivo, há pessoas que consideram traição se apenas acontecer uma relação física, outros de saber que seu parceiro deseja outra pessoa e alguns apenas um bate papo na internet ele já considera isso infidelidade.
O indivíduo quando não se vê satisfeito aos seus desejos e expectativas no casamento, quando já não há mais diálogo entre o casal, ele transfere essa vontade de se sentir realizado plenamente para outra pessoa,optando por uma saída mais fácil (que seria uma terceira pessoa na relação).
Nesse momento de crise entre o casal passa a não existir mais a possibilidade de aceitar o outro como ele é.
Ao invés de tentar reverter esse momento difícil que ambos estão passando, eles passam a pensar que só terão um relacionamento feliz fora do casamento.
Os fatores que desencadeiam a traição são vários, sendo eles: a busca pelo novo, carência, insatisfação, vingança, questões culturais, sensação de poder e também sensação de perigo (como forma de prazer).
Na nossa sociedade que ainda é machista,os homens ainda são educados para demonstrar sua masculinidade, sendo assim a traição masculina é melhor vista e aceita do que a feminina.
Nos dias de hoje algumas mulheres ainda aceitam a traição do seu parceiro por dependência econômica , temendo pelo futuro delas mesmas e dos filhos que são fruto do relacionamento.
Já os homens traídos reagem o oposto das mulheres, eles preferem acreditar e negam que foram traídos (fingindo que não sabem) ou optam por não aceitarem , omitindo-se perante o fato, pois a sociedade aceita melhor a traição masculina do que feminina.
As pessoas que traem apresentam alguns comportamentos relacionados a infidelidade.
Abaixo cito algumas características desses comportamentos , sendo eles:
- Irrita-se com facilidade
- Tem cíumes em excesso
- Aumenta seu interesse pela aparência (estando sempre bem vestido e arrumado)
- Nunca atende seus telefonemas
- Fica no trabalho até tarde
- Passa a chegar atrasado nos compromissos familiares
- Está sempre cansado
- Não tem tempo para nada, estando sempre ocupado
- Pode ser tornar mais amável que o normal (para que o parceiro não desconfie)
- Passa a ter maior apetite sexual
De qualquer forma é muito difícil aceitar uma traição e inúmeras pessoas já passaram pela experiência de serem traídas.
Embora existam vários tipos de traição, sendo elas: traição de um amigo, profissional, na família ou no amor.
A traição da pessoa amada é a mais difícil de ser superada.
È importante na relação sempre manter o diálogo e pelo menos uma vez por semana manter um clima de namoro ,onde o casal possa ter seu momento a dois, para fazerem o que gostam juntos, isso evitará que haja uma traição por parte de ambos.
Quando a traição serve como uma manutenção do relacionamento do casal (buscando fora o que não se tem dentro de casa,é hora de buscar ajuda de um psicólogo e refletir sobre seus ideais de vida e relacionamento.
O psicólogo trabalha na pessoa traída o fortalecimento de sua identidade como pessoa,
No sentido de ajudar a pessoa a identificar quais são seus valores e o que ela precisa fortalecer em sua vida.
Jamais o psicólogo induz a qualquer decisão. Se esta pessoa romperá ou manterá este relacionamento dependerá exclusivamente dela.
Caso o paciente decida romper o relacionamento o psicoterapeuta ajudará no sentido de abrir novas possibilidades de relacionamentos na vida da pessoa.
Caso o paciente decida manter o relacionamento o psicólogo ajudará a renovar a comunicação entre eles de forma a reconstruir a confiança no casal
Finalizo ressaltando que quem ama respeita e procura não trair .
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161