A timidez manifesta-se através da tensão e a inibição do indivíduo em situações sociais e isso interfere e dificulta a realização de objetivos pessoais e profissionais de uma pessoa.
A pessoa tímida tem dificuldade na busca de novos empregos, ao iniciar novas amizades e namoros, em uma situação de intimidade, pedir informações, quando tem que reclamar seus direitos e falar com figuras de autoridade.
A timidez surge nas mais variadas e diferentes situações na vida social.
Na adolescência a timidez aparece mais, pois nesse período o jovem está passando por grande transformação se adaptando ao mundo.
A timidez pode variar do ficar sem jeito em uma situação social específica. Exemplo: Falar em público, passando por uma timidez crônica, podendo chegar a fobia social impedindo o indivíduo de fazer as coisas mais simples do dia a dia. Exemplo: Ir a escola ou comer em restaurante.
Em uma situação social o tímido ao invés de envolver-se na conversa apenas observa a situação de fora, somente prestando atenção em si mesmo, não conseguindo encarar ninguém nos olhos, ficando de cabeça baixa e olhos voltados para o chão.
A pessoa tímida procura evitar se expor por medo de avaliação negativa dos outros.
Por estar sempre tenso nas situações sociais as pessoas confundem o tímido com alguém de difícil acesso e arrogante.
Medos que as pessoas tímidas enfrentam
*Medo de ser avaliado, julgado , de não ser aceito pelos outros.
* Medo de ser rejeitado
* Medo de errar
* Medo de ser humilhado e ignorado
Causas da timidez
Se a pessoa crescer num ambiente onde ela é mal amada e rejeitada ela carrega na vida adulta um sentimento de desvalorização, sendo insegura , se sentindo fracassada e incapaz de suportar a avaliação de outra pessoa.
Possuindo assim pensamentos negativos sobre si próprio, sentimentos de inferioridade, auto estima e confiança em si mesma baixas.
Sintomas
Os principais sintomas aparecem como: ansiedade, sudorese, falta de ar, taquicardia, gagueira e vermelhidão.
Tratamento
O indivíduo pode se isolar devido a timidez, isso mostra que não é saudável e ele precisa de tratamento.
Esse tratamento deve ser feito com um psicólogo que usará técnicas para combater a timidez e com um psiquiatra que após o diagnóstico entrará com medicamento para reduzir a ansiedade.
O psicólogo cognitvo comportamental trabalha com exposição a situação temida, técnicas de relaxamento e metas, ensinando ao paciente habilidades sociais para a pessoa ter um comportamento espontâneo e tranquilo.
A timidez não é uma doença , mas sim algo que deve ser trabalhado para que a pessoa tenha uma vida feliz , sociável e com qualidade de vida.
Dicas para vencer a timidez
*Ser mais otimista
*Aceitar que não pode agradar a todos
*Reconhecer seus limites
*Não exigir tanto de si próprio
* Controlar a ansiedade
*Enfrentar o que se mais tem medo.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161