Grande parte das pessoas enfrenta em algum momento transtornos relacionados a saúde mental (Ex: Depressão e o estresse), sendo um dos fatores que ainda dificulta o tratamento é o preconceito que faz com que muitas pessoas adiam um tratamento e não procurem um psicólogo.
A psicoterapia é considerada uma ferramenta de ajuda que auxilia e promove o crescimento num curto período de tempo na vida do indivíduo que procura tratamento.
Não existe um momento certo para iniciar o tratamento.
A terapia vem para ajudar as pessoas a resolverem questões que não conseguem solucionar sozinhas.
O tempo de tratamento vai depender do problema e também da forma como evolui o processo de terapia.
A psicoterapia Cognitivo Comportamental que é uma abordagem diretiva, geralmente com objetivos definidos . Mostra que os pensamentos, sentimentos e crenças (cognições) desempenham um importante papel nos nossos comportamentos.
Sendo uma terapia também conhecida pela rapidez na obtenção de resultados.
É de extrema importância ressaltar que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas.
A Psicologia é uma profissão regulamentada em lei, e possui um Conselho Federal que busca fiscalizar , orientar e apoiar a profissão.
A psicoterapia ajuda o paciente:
*Superar vícios
*Enfrentar de forma positiva situações desafiadoras através do desenvolvimento da capacidade de tomar decisões
*Superar medos (Ex: Falar em público, Dirigir)
* Aprender a comunicar-se melhor, expressando sentimentos de forma adequada e saber lidar de forma positiva com problemas nessa área
*Melhorar as relações entre casal, família, amigos e trabalho
*Ansiedade, pânico, estresse, timidez, fobias , traumas e compulsões
*Ajuda a elevar a autoestima, obtendo assim segurança e confiança
Tudo isso promove qualidade de vida e faz com que o indivíduo que realiza terapia viva de uma forma mais saudável.
Muitas pessoas julgam que precisar de um psicólogo para resolver seus problemas mais íntimos é um sinal de fraqueza, acredito que esta atitude demonstra força, pois é preciso ter coragem e humildade suficiente para procurar ajuda. No decorrer da nossa vida há momentos em que não somos capazes de enxergar amplamente os problemas causados pelas adversidades do dia a dia em que nós estamos envolvidos.
Nessa hora, a ajuda de um profissional habilitado poderá ser a melhor forma na recuperação de nosso equilíbrio e bem-estar.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161