Ser mãe depois dos 35 anos

O universo feminino mudou muito a partir de 1960, nessa época as mulheres foram para as universidades e passaram a disputar espaço no mercado de trabalho com os homens.

Nessa fase temos também o desenvolvimento de métodos anticoncepcionais seguros que permitiu a mulher decidir e definir o momento oportuno para engravidar.

Diante dessas novas possibilidades algumas mulheres passaram a optar por ter filhos mais tarde e hoje em dia, é muito comum vermos mamães de primeira viagem com mais de 35 anos.

Muitas mulheres podem optar não ter um bebê antes dos 30 anos, e isso se dá por vários motivos sendo eles:

Não ter um bom trabalho, não estar estável financeiramente, por não ter encontrado o par ideal e apresentar dificuldades e conflitos no relacionamento com o esposo e optar pela separação.

Devido a inúmeros motivos, a mulher acaba tendo seu primeiro bebê a partir dos 30 ou 35 anos de idade, apesar dos riscos que isso possa acarretar.

Os médicos, de um ponto de vista fisiológico, afirmam que o melhor momento e a melhor idade para ter um bebê é entre os 20 e 30 anos.

Vantagens de se ter um filho nessa idade

1)Mais paciência

Mamães mais velhas tendem a investir mais na educação dos filhos e ainda têm mais experiência e sabedoria para compartilhar com eles, tendo assim mais paciência com a criança.

2)Estabilidade Financeira

Com o passar do tempo, os pais (mãe e pai) tendem a ter uma melhor situação financeira e isso se reflete na segurança que eles oferecem ao bebê.

3)Maior disponibilidade para  a criança

Quanto mais velhos forem os pais, mais presentes estarão na vida dos filhos, pois já deram conta de suas prioridades e podem planejar melhor o futuro da criança.

4)Risco de depressão pós-parto diminui

A maior incidência de depressão pós-parto ocorre nas mães que têm entre 15 e 24 anos e com mais de 35 anos, a gestação na maioria dos casos tende a ser planejada, o que diminui a chance de depressão pós-parto.

5) Gravidez tranquila

Alterações hormonais em gestantes fazem com que as emoções oscilem bastante, porém, em mulheres mais velhas, a proporção que esses sentimentos tomam é menor devido à maior experiência de vida.

6)Melhor relação com o corpo

Mulheres mais velhas lidam melhor com as mudanças que ocorrem no corpo, pois a  relação da mulher com o seu corpo se torna mais consciente, impedindo que as alterações causem impacto na vida sexual e na interação com o marido.

 

Desvantagens de se ter um filho nessa idade

*A mulher tem menos óvulos e passa a ser menos fértil.

*Engravidar mais velha aumenta a possibilidade de ter um filho com síndrome de Down

* Durante a evolução da gravidez, é maior o risco de desenvolver hipertensão e diabetes.

 

É importante o pré-natal e os cuidados com a gestante começar antes da concepção, devendo a mulher procurar o médico antes de engravidar.

Exames laboratoriais de rotina (hemograma, exame de urina) e uma avaliação do médico ginecologista devem ser realizada.

Recomenda-se que após avaliação do médico  a gestante tome  ácido fólico e uma vitamina do complexo B, para diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê.

O tratamento com um psicólogo nessa fase da vida da mulher também é muito importante pois visa auxiliar a mulher para que esta se entregue à gravidez, consiga viver com satisfação esta etapa em seus momentos de alegrias e dificuldades.

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161