O TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é um transtorno que geralmente se desenvolve na infância e tende a acompanhar o indivíduo durante toda a sua vida.
O TDAH é um transtorno neurobiológico que atinge várias partes do cérebro e geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude e impulsividade.
Existem pesquisas por todo o mundo, onde procuram saber a causa do desenvolvimento de TDHA, as pesquisam apontaram que a hereditariedade é uma das causas que podem fazer com que a criança desenvolva esse transtorno.
Os sintomas podem ser identificados na infância, o primeiro diagnóstico, geralmente é feito nas escolas, onde geralmente os professores identificam a falta de interesse expressiva da criança, falta de atenção nas atividades, inquietude e impulsividade.
Por não ser considerada uma doença e sim um transtorno, o Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade não tem cura, apenas tratamento.
O diagnóstico e tratamento precoce do TDAH são imprescindíveis para quem tem o transtorno tenha uma vida mais saudável, produtiva e de qualidade.
O tratamento de crianças e adolescentes com TDAH é multidisciplinar, se baseia na intervenção com profissionais de várias áreas, como: Psiquiatra, Neurologista, Psicólogo, Psicopedagoga e outros se necessário.
Na psicologia existem estudos que mostram que a Terapia Cognitivo Comportamental é mais eficaz no tratamento do TDAH, trazendo excelentes resultados para os pacientes que escolhem essa abordagem.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de TDAH são: Concerta, Efexor XR e Ritalina, lembrando que somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Ao lidar com uma criança com TDAH é preciso:
Estabelecer limites e regras, mas ao mesmo tempo ser paciente, demonstrando afeição e amor.
Fazer elogios a seu filho, incentivando sempre que ele conseguir cumprir uma atividade. Quando precisar repreendê-lo, tome cuidado com a forma com que vai fazer isso pois o excesso de críticas prejudica a autoestima da criança.
Procure passar mais tempo na companhia de seu filho, buscando formas de aumentar a autoestima do filho e colocando disciplina na rotina.
Ensine seu filho a adquirir formas de organização adequadas, como tabela de atividades diárias.
Seja claro e objetivo, evitando usar palavras de difícil entendimento ao se comunicar com seu filho, procure usar palavras mais fáceis e frases curtas.
Ao falar com seu filho, fique à sua frente, olho no olho e fale com calma até ter certeza de que ele o compreendeu e jamais exponha a criança ou crie constrangimentos a ela.
Tente usar criatividade e usar técnicas de motivação e recompensa com ele, não grite, use menos o “não” procure ter mais diálogos que o motivem a pensar e refletir, mudando assim o comportamento de uma forma positiva.
Os pais agindo dessa forma ajudarão no tratamento do seu filho.
A Neurociência ainda não sabe dizer ao certo de que forma é possível prevenir a ocorrência de TDAH. O que se conhece hoje são formas que ajudam a reduzir o risco de seu filho desenvolver o distúrbio, como:
Evitar durante a gravidez fazer uso de substâncias que possam prejudicar o desenvolvimento fetal, a mãe não deve beber bebidas alcoólicas, evitar cigarros e outras drogas, evitando também, a exposição a toxinas ambientais.
Proteger seu filho da exposição a poluentes e toxinas, incluindo a fumaça de cigarro, produtos químicos, agrícolas , industriais e chumbo.
Distração, esquecimento, agitação, desorganização, baixo desempenho não precisam ser para sempre, é possível superar, há muitas maneiras de melhorar sua qualidade de vida.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161