Pode-se definir a palavra férias como uma época de repouso, onde os dias são destinados ao lazer, descanso das atividades rotineiras, dos estudos e trabalho, sendo esse tempo muito importante para a saúde mental e física.
Para a maioria das crianças, os meses de janeiro, julho e dezembro estão relacionados as férias escolares.
É muito importante para as crianças compartilhar as férias com os pais, ressalto que se o tempo dos pais é pouco, deve-se priorizar a qualidade do relacionamento, de modo que pais e filhos fiquem próximos de uma maneira saudável e natural.
Vemos com isso que afeto e carinho são indispensáveis para o desenvolvimento emocional e equilibrado das crianças.
Antigamente as crianças podiam ficar brincando tranquilamente com seus amigos nas ruas, na frente de casa e nas praças, infelizmente nos dias atuais isso não é mais possível devido a violência, e por conseqüência disso muitas escolas continuam abertas nas férias, oferecendo atividades lúdicas e colônias de férias.
O período de férias pode ser mais bem aproveitado para a criança se ela for estimulada a manter bons hábitos.
Fugir do excesso de exposição ao computador não é fácil, principalmente no período de férias, mas os pais devem ficar atentos aos perigos que a internet oferece (pois há muitas pessoas mau intencionadas nas redes sociais) e a exposição em excesso, ficando várias horas no computador pode ser prejudicial para a saúde da criança (que pode acarretar em problemas na visão, na coluna-devido horas sentado numa posição errada, com postura inadequada, obesidade- devido a criança substituir uma atividade física para ficar no computador).
Aos que têm condições financeiras, há a possibilidade de colocar a criança em aula de natação, dança, balé, música, futebol, levar para o cinema, teatro infantil e aos que não têm, há a possibilidade de participar de eventos nos espaços públicos.
Tomando cuidado para não sobrecarregar a criança de atividades, lembrando que ela está de férias e o excesso de atividades pode ser prejudicial causando pressão e estresse nos pequenos.
Abaixo segue dicas de como curtir as férias com os filhos de uma forma saudável:
* Passeios culturais: leve seu filho a lugares que sejam interessantes e que tragam algum aprendizado. Ex:teatros, exposições.
*Cinema em casa: é uma forma de passar um tempinho mais sossegado ao lado dos filhos, com a família reunida e tirar algum aprendizado do filme.
* Na cozinha com as crianças: Selecione receitas práticas e peça a ajuda das crianças para prepará-las. Dessa forma elas se sentirão úteis e felizes por estarem junto dos pais.
* Piquenique no parque: essa é uma forma de juntar comida e diversão e explorar a natureza, que irá deixar as crianças mais calmas devido a esse contato com coisas naturais.
* Exercícios físicos:é importante incentivar os exercícios pois faz bem ao corpo e ajuda no crescimento da criança.
*Jogos em casa: reuna a família e organize jogos na sua casa.
* Incentive a leitura: Além de incentivar a leitura dos pequenos, alguns livros trazem atividades educativas que auxiliam no desenvolvimento da criança.
Um detalhe a ficar atento é que nas férias tende a aumentar o número de acidentes domésticos, já que as crianças passarão mais tempo em casa e como elas têm energia de sobra para as traquinagens, é preciso redobrar a atenção.
O importante é que nesse período, os pais devem ficar mais próximos dos filhos, assumindo o controle sobre as atividades deles, já que eles não estarão nas escolas.
Nessas férias os pais e responsáveis devem aproveitar para demonstrar todo carinho e amor que sentem pelos seus filhos, já que devido a correria do dia a dia e do mundo moderno a maioria deles se tornam um pouco ausentes da vida de seus filhos.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161