Depressão

A depressão é uma doença grave que interfere no dia a dia das pessoas, prejudicando assim a qualidade de vida do indivíduo.
Ela pode se manifestar em qualquer pessoa, sendo hoje no Brasil 38,8 milhões de pessoas afetadas pela doença.
A depressão vem acompanhada de complicações para a saúde, como a insônia, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns transtornos psiquiátricos associados.
O comportamento da pessoa atingida pela depressão é totalmente alterado, envolvendo mudanças nos fatores físicos e no pensamento, afetando o humor.
Mudanças e problemas repentinos podem favorecer um episódio depressivo sendo que fatores ambientais, genéticos e psicológicos também contribuem para isso.
O indivíduo com depressão é muitas vezes tratado de forma preconceituosa pela sociedade, sendo classificado como preguiçoso.
Períodos de melhora e piora é comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Sintomas da depressão
Perda de energia ou interesse.
Dificuldade de concentração.
Alterações do apetite e do sono.
Lenhificação das atividades.
Sentimento de pesar ou fracasso.
Dificuldade de tomar decisões.
Dificuldade para iniciar tarefas.
Irritabilidade ou impaciência.
Inquietação.
Abatimento
Tristeza
Sensação de vazio
Achar que não vale a pena viver.
Chorar à toa ou dificuldade para chorar.
Sensação de que nunca vai melhorar.
Dificuldade de terminar as coisas iniciadas.
Sentimento de pena de si mesmo.
Persistência de pensamentos negativos.
Sentimentos de culpa injustificáveis.
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.

Tratamento
A depressão precisa ser tratada, pois a pessoa com depressão não reage e não se sente melhor sem algum tipo de tratamento.
O tratamento da depressão é mais eficaz quando se inclui a medicação (medicamentos antidepressivos) que ajuda no alívio dos sintomas e sessões de psicoterapia (aonde o paciente aprende formas de lidar com seus problemas e mudanças na forma de pensar).
Somente o tratamento com remédio não é capaz de obter melhora, pois só é possível alcançar o equilíbrio se houverem mudanças na forma de pensamento.
Uma dieta balanceada, a prática de exercícios e fazer atividades que lhe dão prazer ajudam na eficácia no tratamento.
O tratamento com um psicólogo muda o padrão de pensamento depressivo, pensamentos de fracasso, derrota, perda, desamparo, ensina resolução de problemas, pois quando a pessoa está deprimida não consegue ver a solução que muitas vezes está bem a sua frente.
A terapia cognitiva comportamental é uma forma de tratamento para a depressão, ela modifica os padrões de comportamento comuns entre os depressivos.
O método utiliza dados da realidade e exercícios para alterar os comandos cerebrais que acionam os pensamentos distorcidos, sendo indicada para depressão leve e no caso de pacientes moderados e graves, combinada ao tratamento com medicamentos antidepressivos.

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161