Brigas constantes e decepções são alguns pontos frequentes quando a crise realmente resolve balançar as estruturas da relação, mas, qualquer crise pode ser solucionada, já que o amor é o sentimento que o une o casal.
.A falta de comunicação entre um casal é um dos indícios de que algo não vai bem e que o relacionamento pode estar em crise.
.Para contornar as brigas é preciso encarar o motivo que levou à briga, tentando buscar soluções que agradem os dois. O grande problema é que é difícil em algumas situações agradar ambos.
. Quanto mais se “contorna” os problemas, mais difícil fica no futuro resolve-los, pois a tolerância em relação a eles vai ficando menor, o que geram atitudes “explosivas” de um ou dos dois parceiros e consequentemente mais brigas.
..Hoje em dia com o mundo moderno e a grande demanda de informações e compromissos que as pessoas têm, a dinâmica do casal pode acabar sendo influenciada.
As prioridades de cada um podem mudar , sendo esse fator que acaba gerando descontentamento em algum momento da relação.
Com o objetivo de minimizar os problemas e fortalecer a união, no relacionamento com o outro é muito importante exercer a capacidade de ceder com o objetivo de se ter uma melhor convivência com o parceiro.
. A rotina pode desgastar o relacionamento do casal, e para mudar isso é necessário ter atitudes inovadoras com o objetivo de surpreender o outro e reacender o sentimento do inicio da relação.
.Existem vários motivos que podem levar ao termino de um relacionamento, sendo eles: * Mudança de prioridades de ambos
* Falta de comunicação
* Pouco companheirismo
*Não compartilhamento dos problemas
* Pouca afetividade na relação.
. Quando há o sofrimento psíquico de um dos parceiros é preciso rever a relação pois esta pode estar causando mais prejuízos emocionais do que aspectos positivos e ganhos para o casal.
A traição nem sempre pode ser uma consequência de que algo não anda bem na relação do casal, mas quando a insatisfação atinge o nível físico, emocional, sexual é comum um dos parceiros buscar outra pessoa para suprir estas necessidades.
O casal pode tentar buscar sozinho a solução para seus problemas, porém muitas vezes é necessário o auxilio de uma pessoa de fora para tentar ajudar a melhorar a dinâmica do casal e nestes casos é importante procurar um psicólogo com o objetivo de diminuir o sofrimento psíquico e buscar soluções para uma melhor qualidade de vida,podendo ser essa terapia individual ou de casal.
. Uma atitude importante é a do casal se conscientizar que existe um problema atrapalhando a relação. Feito isso é importante que cada um deles se aproprie da sua parte neste problema, e não jogar o culpa toda no outro.
.
Juntos esse casal podem ir buscando soluções para uma melhor convivência, desde o problema mais simples até os mais complexos.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161