O conceito de ansiedade tem origem no termo latim anxiĕtas. Trata-se de um estado de agitação, preocupação ou angústia.
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, e outros fatores.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia,sendo eles:
* Falta de ar e taquicardia
*Nervosismo e irritação
*Sudorese
*Problemas digestivos e fome exagerada(comer em excesso)
*Medos Irracionais (sem sentido)
*Provocar brigas e discussões
*Ingestão de bebidas alcoólicas e calmantes em excesso
A manifestação dos sintomas incomoda tanto que os ansiosos procuram qualquer forma para acabar com eles:Ex: quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, recorre a cirurgiões plásticos ou faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido (muitas vezes provocando outros problemas de saúde) .
O tratamento da ansiedade é realizado com medicamentos receitados por um médico psiquiatra e psicoterapia com um psicólogo.
A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada . O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados .
As pessoas na maioria das vezes fazem várias tentativas para acabar com os sintomas que a ansiedade provoca e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas físicos que ela traz.
O tempo passa, o problema cresce e vem a sensação de perda do controle e isto gera muito mais ansiedade.
O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade , quando, na realidade, é preciso tratar as causas emocionais e psicológicas da ansiedade .
Algumas orientações são válidas no controle da ansiedade, sendo elas:
*Respirar corretamente (pois isso ajuda a relaxar).
*Pratique exercícios físicos regularmente
*Procure um psicólogo (assim você vai aprender a lidar com as causas da ansiedade)
Ressalto que a psicoterapia (tratamento psicológico) faz você descobrir as causas da sua ansiedade e aprender a lidar com elas.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161