Sono pode ser definido pelo estado fisiológico caracterizado pela insensibilidade dos sentidos e pelo repouso que proporciona.
Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento que obtemos em uma noite de sono.
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo.
Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.
Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.
Sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes.
A quantidade de sono ideal depende de cada pessoa. Na maioria dos casos, a população adulta precisa dormir de 6 a 8 horas por noite.
No caso das crianças, o ideal é que os bebês durmam 14 horas por dia; dos 2 aos 5 anos, 12 horas; dos 5 aos 10 anos, 12 horas somente durante a noite; e dos 11 aos 16 anos, de 10 a 11 horas também apenas à noite, sendo que a falta de sono pode prejudicar o rendimento no dia a dia, o apetite, o humor e até o ciclo do crescimento nos pequenos.
Eventualmente, uma pessoa saudável pode dormir menos que isso sem prejudicar a saúde, isso só não deve se tornar rotina.
Um dos agravantes que mais atrapalham o sono e tornam difícil ter uma noite tranquila é a rotina agitada que muitas pessoas tem.
Grande parte da população não consegue se distrair dos problemas e isso acaba prejudicando seu sono.
A privação de sono, normalmente causada por preocupações, pode se tornar crônica, trazendo consequências irreversíveis para a saúde das pessoas.
Abaixo segue algumas dicas para dormir bem :
1-Mantenha um horário regular para deitar e acordar.
2-Não leve problemas para a cama
3-Só vá para o quarto na hora de dormir
4-Apague a luz
5-Durma em um ambiente saudável
6-Evite bebidas alcoólicas próximo da hora do sono
7-Não use medicamentos para dormir sem orientação médica
8-Não abuse de chá, café e refrigerante
9-Jante moderadamente em horário regular e adequado
10- Faça atividades relaxantes após o jantar
Os efeitos da privação do sono aparecem como:
*Irritabilidade
*Falta de concentração
*Confusão mental, alucinações e distorções de percepção
* Fadiga
*Alterações hormonais
*Aumento de peso
*Dores musculares
Uma boa noite de sono é uma ótima aliada contra estresse, ansiedade, envelhecimento precoce, acidentes e até auxilia na prevenção de doenças cardíacas.
Ao contrário, uma pessoa que é privada de um sono restaurador pode sofrer consequências que vão além do cansaço, prejudicando a concentração, o trabalho, os relacionamentos e sua qualidade de vida.
É necessário uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161