Tutorial na internet feito por crianças: Até que ponto eles podem ser estimulados e onde é preciso entrar os cuidados

Tutorial é uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizagem exibindo passo a passo o funcionamento de algo. Ex: ensina como fazer uma maquiagem, fazer uma comida ou até mesmo costurar uma roupa.

Podemos então resumir e dizer que um (Tutorial) é um conteúdo criado para ensinar alguma técnica ou tema.

As brincadeiras, os desenhos assistidos estão sendo substituídos pelos tutoriais devido ser algo moderno e que está em alta e também por ser uma maneira mais prática e divertida de aprender.

Os conteúdos do mundo digital chamam mais atenção por serem interessantes e surpreendentes, mas podem trazer vários prejuízos a saúde se usados em excesso.

Há algumas vantagens no uso dos tutoriais, sendo elas o  estímulo do raciocínio e resolução de problemas, ajudando também no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

As desvantagens podem aparecer quando as crianças e adolescentes passam a usar o tutorial em excesso deixando atividades importantes do dia a dia e tendo acesso a conteúdos inadequados.

O acesso a redes sociais e qualquer atividade on-line realizada pelos filhos devem ser acompanhada pelos pais resultando isso em segurança para o filho e para a família.

Não há uma idade pré- estabelecida para o início do contato com a tecnologia, pois hoje em dia já se nasce num mundo imerso de tecnologia, mas ressalto que essa nova geração precisa ter o crescimento intelectual e físico juntos, não é possível substituir atividades e brincadeiras importantes de se ter na infância apenas pelo uso da tecnologia.

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161