Primeiro dia de aula: Como controlar o medo da separação de pais e filhos.

Vemos que a ida a escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais.

O desafio de começar a frequentar uma escola é enorme para pais e filhos  mas, os pais é quem tem que segurar a onda.

Tenha em mente que colocar a criança na escola vai fazer bem pra a mãe– que terá tempo pra cuidar de si ou voltar a trabalhar  e para a criança  que vai crescer com a experiência.

Para aquelas mães que não trabalham fora, vale arrumar algo prazeroso para fazer nas horas que o filho estiver na escola, podendo ser uma academia, um curso ou até trabalho voluntário.

No começo, o momento de deixar o filho na escola é bastante difícil.

Conversar com outras mães pode ajudar, pois a mãe vai descobrir que não é a única que está passando por isso e, o mais importante, que esta fase será passageira.

O sentimento de culpa por voltar a trabalhar e deixar o filho atinge ainda algumas mulheres que estão no mercado de trabalho e esse fator pode ser uma fonte de angústia para elas.

A escola tem papel fundamental nesta fase de adaptação e algumas instituições costumam mandar notícias por email e outras até disponibilizam câmeras ao vivo para acompanhar o dia do filho.

Conversar bastante com a criança sobre a escola antes de matriculá-lo é importante, sempre falando sobre o lado positivo e depois de escolhido o lugar, leve seu filho para conhecer, pois dessa forma ele irá aos poucos criar um vínculo com o espaço e as pessoas.

Os pais devem sempre falar das vantagens de estar com novas crianças, fazendo novos amigos; interessar-se pelo dia na escola e elogiar como o filho está crescendo e aprendendo coisas novas, legais e importantes.

Desta forma, ele terá certeza de que mesmo ausente continua sendo muito amado pela sua família e, em poucos meses, o aperto no coração na hora de deixá-lo com as professoras desaparece.

É fundamental a família e pessoas próximas incentivar a criança, explicando que ir à escola é um ato comum para todas as crianças, assim como fazem os adultos, que vão ao trabalho diariamente, sempre reforçando o prazer proporcionado pelas brincadeiras e aprendizados.

É esperado que a criança fique ansiosa e também com medo nos primeiros dias de aula, afinal, toda situação nova gera medo.

Os pais na maioria das vezes, não conseguem esconder suas preocupações e frente a sentimentos tão intensos, a criança pode se sentir perdida e começar a observar a atitude dos pais  buscando referência de como devem se comportar.

Os pais podem ajudar seus filhos no processo de adaptação a escola controlando a ansiedade, cito como exemplo a mãe que chora ao deixar o filho na escola, sinaliza para ele que algo doloroso está para acontecer. Ressalto que quanto mais tranquilos e naturais os pais se mostrarem, melhor para a criança.

A participação do filho na compra do (material escolar) é muito bom, pois ele se sentirá importante com a tarefa.

O choro na hora da separação é muito comum e não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação.

É importante que os pais deixem claro para a criança que a escola é um lugar seguro e tranquilo para aprender coisas interessantes e que também é um local onde poderá se divertir e fazer novos amigos. Deve ficar claro para ela que a professora é a pessoa com quem pode contar sempre.

Jamais ofereça recompensas, pois a criança deve encarar a ida à escola como um fato natural da vida do indivíduo. Explique quem irá buscá-la, se será o pai ou a mãe ou uma pessoa próxima a ela. Dessa forma, ganhará confiança de que voltará normalmente para casa.

Pois afinal ir para a escola, conhecer e socializar com novas crianças e adultos é muito benéfico e faz parte do desenvolvimento infantil.

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161