Muitas mulheres tem a vontade de ser mãe por ter contato com outras crianças ou por mesmo ter o sonho de ser mãe e esse instinto materno pode aflorar em alguma época da vida da mulher.
Gerar um filho é uma experiência, que todas as mulheres que passam por essa ela, devido em parte as alterações hormonais e em sua vida, terá seu comportamento modificado após o nascimento da criança.
Na hora em que o bebê finalmente nasce, depois de alguns meses, quando parece que a vida da mulher voltará ao normal (a ser como antes) nada disso acontece, pois a maternidade modifica o modo de pensar da mulher, fazendo com que ela veja o mundo de maneira diferente, de como via antes de se tornar mãe, acarretando também mudanças na família, na carreria da mulher , na rotina e na vida social do casal.
Quando se fala em relacionamento a mulher precisa entender que a chegada de um bebê deve somar e não trazer problemas para a vida conjugal.
A chegada de um novo membro a família pede que o casal se reorganize e esteja preparado para as mudanças que irão acontecer automaticamente.
A mulher no caso precisa estar ciente que assumirá o papel de mãe para seu filho e o marido deverá ter a compreensão de que a vida do casal mudará e ter bastante compreensão.
Vemos que a vida social da mulher deve se manter ativa e ela não deve se isolar não saindo e dando atenção somente ao filho.
Sendo possível convidar as amigas para uma reunião em casa ela deve fazer o convite ou ir a casa delas sem o bebê para se distrair, nesse caso seria interessante ou o filho ficar com o pai, ou com os avós ou outra opção seria contratar uma babá, para que a mãe possa ter momentos de descanso e distração.
Mesmo com a vida agitada e com novas regras a qual traz um bebê na vida de uma mulher os momentos de diversão não precisam ser abandonados ou esquecidos. Mesmo que por um tempo a mulher precise se dedicar ao filho com mais intensidade e dedicação praticamente em tempo integral aos poucos ela precisará retomar suas atividades, seja no trabalho, na vida pessoal ou no lazer.
Isso é saudável não só para ela, como também para que o filho se desenvolva e comece a construir sua própria identidade.
É natural que, logo após ter uma criança, a nova mamãe sinta-se bastante cansada diante de uma rotina completamente diferente.
Afinal, conciliar tarefas antigas com responsabilidades novas não costuma ser uma tarefa fácil para as mulheres e também para os homens, podendo causar esses fatores um estresse tanto na mulher quanto no homem.
O cuidado com um bebê durante todos os dias, mesmo que seja uma experiência gratificante e gostosa de se ter , acaba desgastando a mãe, que pode acabar ficando sem energia para realizar as atividades em sua vida.
Não e possível ser uma personagem do mundo da ficção (mulher maravilha) e tentar ser perfeita pois isso só frustrará e deixará a mãe mais cansada.
Ter um filho se resume a um aprendizado diário e de muita paciência.
Para manter a energia equilibrada é necessário que a mãe busque tentar descansar sempre que puder e pedir ajuda tanto para amigos, familiares e marido com o cuidado com o bebê.
Ser mãe não é nada fácil, mas nem por isso deixa de ser uma experiência maravilhosa. Viver este momento com intensidade e paixão é essencial para criar uma relação de amor verdadeiro com seu filho.
Ser mãe é se doar a todo o momento para o filho, ensinando-o a caminhar e depois vê-lo andar sozinho e fazer suas próprias escolhas na vida, exercitando nesse processo de desenvolvimento o amor todos os dias.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161