Terapia é uma palavra de origem grega “therapeía”, com os significados de servir, assistir, atender, cuidar, ajudar e tratar.
Fazer terapia é um investimento pessoal para o auto- crescimento. Mas muitas pessoas deixam de procurar um psicólogo por vergonha ou preconceito.
Atualmente o número de pessoas que tem procurado algum tipo de terapia tem crescido, isso se deve porque os problemas do mundo moderno estão gerando muitos sintomas na vida das pessoas.
Há aqueles que duvidam que “conversar” possa ajudar em alguma coisa, mas a palavra é capaz de curar.
Hoje em dia as pesquisas na área das neurociências já comprovam a eficácia e os benefícios da psicoterapia.
A tendência é que com o tempo o estigma vá diminuindo e as pessoas percebam que o cuidado com a saúde mental, é tão importante quanto cuidar da saúde física.
Os problemas psicológicos acontecem com muitas pessoas, impossibilitando-as de levar uma vida satisfatória.
Se o problema existe e não sabemos como lidar com ele, por que não procurar um especialista que se dedica inteiramente ao assunto? Conversar com um amigo, apesar de ser reconfortante, não é eficaz como a ajuda profissional.
O psicólogo é um especialista fundamental nesse processo de busca do equilíbrio psíquico.
A psicoterapia cognitivo – comportamental é uma abordagem diretiva, estruturada, de curto prazo e comprovadamente eficaz para uma série de transtornos psicológicos.
Não há restrição quanto a faixa etária: é indicada para crianças , adolescentes, adultos , idosos e também casais ( terapia de casal).
O mais importante passo do tratamento,é identificar que precisa de ajuda.
Quando se chega a conclusão que é hora de procurar ajuda é bom ir em busca de um bom profissional.
O bom profissional é aquele que consegue desenvolver um relacionamento empático e verdadeiro com o seu paciente.
A pessoa não deve ter medo e nem ficar pensando o que o psicólogo vai pensar afinal estamos lá para ajudar e jamais julgar.
Não se pode forçar uma pessoa a procurar um terapeuta, muito dificilmente dá resultados e a pessoa terá resistências, não interagindo nas sessões de terapia e nem mesmo ouvindo o que o psicólogo tem a dizer.
As pessoas perguntam quanto tempo dura uma terapia?
Não existe resposta concreta para isso.
Tudo vai depender do problema da pessoa e como ela evolui no tratamento.
Como benefício a terapia proporciona a coragem de encarar a si mesmo e os fantasmas do passado produzindo assim uma pessoa nova, cheia de disposição e disposta a encarar novos desafios em sua vida.
Quando a pessoa procura um psicólogo e opta por começar a terapia, ela deve levar o tratamento a sério, pois só assim obterá bons resultados.
A terapia é um instrumento que faz com que o indivíduo estabeleça novos objetivos e desenvolva novas habilidades, criando assim condições para relacionamentos mais saudáveis, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de vida.
Afinal “ As mudanças somente ocorrem de dentro para fora”.
O objetivo desta matéria foi desmistificar e estar quebrando o preconceito, que envolve o trabalho do psicólogo na sociedade atualmente.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161