Mitos e verdades sobre o psicólogo e o atendimento psicológico.

Existe todo um mistério que ainda envolve a profissão do psicólogo e que muitas vezes acaba sendo mal interpretada por falta de conhecimento e informação.

A psicologia como profissão foi regularizada em 1962 e por ser uma área com poucos anos, ainda caminhando para muitas conquistas frente a outras profissões, carrega vários estigmas e concepções muitas vezes erradas de como ela realmente funciona.

Segue abaixo alguns mitos e verdades que as pessoas geralmente se questionam:

MITO: Tratamento psicológico é apenas para ricos?

VERDADE: Geralmente as clínicas psicológicas que são ligadas à faculdades de Psicologia oferecem atendimento a população gratuitamente, postos de saúde também oferecem serviço de psicoterapia gratuito e além disso, psicólogos podem flexibilizar o valor da consulta quando o tratamento for particular.

MITO: Vou pagar para ouvir conselhos?

VERDADE: Não, um Psicólogo não dá conselhos, pois não é um conselheiro. O Psicólogo vai estabelecendo junto com o paciente associações acerca do que pensa, sente e vivencia, de forma a compreender a dinâmica do problema. Ajudando assim o paciente a ter mais qualidade de vida.

MITO: Tudo o que conto ao Psicólogo é confidencial?

VERDADE: Sim, tudo aquilo que se passa nas sessões de Psicologia é estritamente confidencial. A confidencialidade faz parte das normas éticas do Psicólogo e é essencial para o decorrer do processo terapêutico.

MITO: O psicólogo vê “através” das pessoas?

VERDADE: Não, as pessoas não são transparentes e o Psicólogo não possui uma bola de cristal, nem é vidente. O Psicólogo vai conhecendo o paciente através do diálogo, da entrevista e observação clínica, de testes psicológicos e da construção de uma relação terapêutica.

MITO: Se eu procurar um Psicólogo as pessoas vão achar que eu sou louco?

VERDADE: As pessoas procuram um Psicólogo quando se deparam com problemas e dificuldades que não conseguem resolver sozinhas.Também poderá procurar um Psicólogo simplesmente para fazer uma psicoterapia pessoal com o objetivo de se autoconhecer. O Psicólogo é uma pessoa com formação para ajudá-lo na resolução de problemas.

 

MITO: A terapia só apresenta resultados depois de muitos anos de tratamento?

VERDADE: O tratamento não possui um tempo determinado e depende tanto das técnicas do terapeuta como das necessidades de cada pessoa atendida, e também, dos resultados que se pretendem conquistar. A Terapia Cognitiva Comportamental traz resultados mais eficazes, num curto prazo de tempo, sendo essa técnica cientificamente comprovada, com possibilidades de promover bons resultados ao paciente.

MITO:Tratamento com psicólogo é como desabafar com um parente ou amigo?

VERDADE: Um amigo ou parente irá te aconselhar segundo sua crenças e experiências pessoais podendo assim a pessoa se sentir acolhida e ao mesmo tempo julgada.

Já o psicólogo tem técnicas e conhecimentos científicos que possibilita uma visão mais ampla acerca do problema, não julgando o paciente.

 

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161