O uso de drogas por crianças vem aumentando.
Os pais sempre pensam que essa realidade nunca atingirá seus filhos, mas hoje o acesso as drogas está muito mais fácil. Exemplo: nas baladas, na escola ou até mesmo na casa de um colega.
A droga é uma substância tóxica que produz no sistema nervoso central uma sensação de prazer como sedação, excitação e até alucinação.
Essas sensações com o tempo alteram a percepção, inteligência, memória, raciocínio e até o autocontrole podendo causar dependência.
O uso de droga se dá por vários motivos, seja eles curiosidade, influência de pessoas próximas ou até mesmo um comportamento de fuga da realidade que geralmente estão ligados a problemas relacionados com os pais e a família.
Os jovens tem usado bastante drogas lícitas, conhecidas como o álcool e o cigarro (que parecem não ter perigo, mas viciam tanto quanto as outras).
Usam também as ilícitas que são: maconha, cola de sapateiro, crack e heroína.
Falar com os filhos sobre drogas não deve ser um “tabu” mas sim algo que faz parte do processo educacional e emocional da criança.
Os pais não devem ter medo e sim estabelecer um diálogo acolhedor e aberto com os filhos, deixando claro os valores da família relacionado as drogas.
Todos os pais devem ter conhecimento sobre drogas (pois os pais tem com eles que isso nunca acontecerá em sua família) explicando aos filhos as consequências negativas do uso.
Os primeiros sinais do uso da droga aparecem em vários ambientes como família, escola e meio social.
Acriança que usa drogas apresenta alteração de humor, agressividade (física e verbal), queda no rendimento escolar, apatia, isolamento e possíveis amizades com jovens que antes não tinha convívio.
Depois da descoberta que o filho está usando droga, o diálogo é o mais importante, pois gritar e ameaçar podem apenas piorar o problema.
Tratamento com psicólogo, psiquiatra e terapia com a família (suporte familiar) é o importante pois as drogas afetam toda a estrutura familiar.
Os pais devem ser os espelhos de seus filhos. (não adianta o pai usar uma droga ilícita- Exemplo: Álcool e cigarro e dizer ao filho que não pode .
A prevenção é a única forma de se evitar que a droga se torne um problema mais a frente.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161