Envelhecer bem

O Brasil está envelhecendo e uma pesquisa feita pelo (IBGE) revela que a população de idosos crescerá nos próximos anos.

Em 2050, a proporção será de 172,7 idosos para cada centena de crianças e adolescentes. Estima-se também que a expectativa de vida do brasileiro aumentará para 81,29 anos.

A maioria das pessoas encara o envelhecimento com medo , mas esse processo é algo natural na vida dos seres vivos.

O corpo humano sente o impacto do passar do tempo e hábitos saudáveis podem promover melhores condições de vida com o avançar da idade.

Fazer atividade física todos os dias é importante , tanto que é a recomendação número um da Organização Mundial da Saúde para prevenção dos males relacionados à terceira idade.

Praticar atividades físicas ajuda você a controlar e até prevenir os seguintes problemas: colesterol alto, hipertensão, obesidade, diabetes, osteoporose, doenças ligados ao coração, evita o estresse, a depressão e o isolamento, tornando-se uma maneira de ter uma convivência social saudável.

Manter uma boa alimentação rica em frutas e verduras e alimentos saudáveis também é uma maneira de se garantir uma velhice saudável.

Se manter ativo intelectualmente é fundamental, praticando sempre  a leitura, jogos também

são  importantes trazendo lazer e distração ao indivíduo.

A atividade sexual implica na manutenção da saúde ,afinal  a pessoa idosa não perde a sua função sexual.

Hábitos não saudáveis como o uso de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso é prejudicial a saúde e fazer uso de medicamentos sem receita médica também pode ser bem perigoso a saúde e refletir em uma velhice cheia de problemas.

O  idoso deve ser respeitado como ser humano, pois todos nós seremos idosos um dia.

Todos esses fatores colaboram para uma vida saudável e feliz.

Pode-se dizer que o envelhecimento saudável está ligado à diminuição dos riscos de doenças, ao bom funcionamento do organismo e à manutenção das relações sociais.

Envelhecer bem é aceitar o envelhecimento com naturalidade ,convivendo com as limitações da idade e valorizando a larga experiência de aprendizado de uma vida.

 

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161