Nos dias atuais o papel de pai é bem mais complexo,sendo a forma de educar os filhos bem diferente dos costumes de alguns anos atrás.
As necessidades e as vontades dos filhos de hoje são muito diferentes das dos filhos de antigamente porque hoje em dia eles pensam de forma diferente.
O grande desafio dos pais hoje é saber como educar os filhos com todas as mudanças que estão ocorrendo, como o advento da internet, a influência da mídia, o acesso fácil às drogas, a prática sexual precoce, e a busca pela independência a todo momento.
Atualmente, o pai assume mais responsabilidades na educação, nas atividades no dia a dia das crianças do que antigamente.
Pode-se dizer que hoje o pai e a mãe ocupam o mesmo lugar na família, com as mesmas responsabilidades e com a mesma importância na vida dos filhos.
A maioria das mulheres de hoje trabalham fora, não dedicando sua atenção somente ao lar, isso faz com que a divisão das tarefas domésticas e o cuidado com os filhos fiquem sob a responsabilidade tanto da mãe como do pai.
E com isso surge uma pergunta: Como deve ser o pai moderno dos dias atuais? Em primeiro lugar, para ser o pai que os filhos de hoje precisam, ele deve conhecer realmente a fundo seus filhos e não de uma forma superficial, sendo assim precisa
conhecer suas ideias, seus pontos de vista, seus gostos, quem são seus melhores amigos e como estão suas notas na escola.
Enfim este pai deve estar presente na vida do filho.
O pai moderno precisa se inteirar com todas as inovações tecnológicas e poder conversar com os filhos sobre internet, e também estar por dentro de
assuntos e linguagens usadas pelos filhos, para poder entender o que eles pensam sobre amor, família, sociedade, drogas, sexo e outros assuntos do interesse deles para assim, poder aconselhar e interagir com os filhos de uma forma saudável.
Ressalto que em meio a tantas mudanças, o que não mudou e nem muda com o passar das décadas é a imposição de limites na educação dos filhos, que deve sempre estar presente.
Sabemos que as regras e limites são necessários para os filhos, pois educar não é só fazer obedecer, mas mostrar as fronteiras entre o certo e o errado, os valores e principalmente trabalhar os limites, para que quando cresçam estes filhos não enfrentem problemas com a sociedade.
É preciso educar os filhos para que saibam viver de forma saudável e responsável, sem perder os valores e bons princípios ensinados pela família.
Os desafios diários são vários para desempenhar bem o papel de ser pai, mas é preciso acompanhar a evolução dos tempos e ao mesmo tempo educar os filhos com sabedoria e amor.
Finalizo este artigo com uma mensagem parabenizando a todos os pais por essa data comemorativa e também ao meu pai que é uma pessoa muito especial na minha vida.
Pai é acima de tudo um amigo! Desde pequeno ele está ao nosso lado, pegando nossas mãos quando caímos, repreendendo quando é necessário, mas acima de tudo, passando toda sua experiência e sabedoria para que nos tornemos o melhor que podemos ser!
Feliz dia dos pais!
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161