A separação dos pais é um momento de muitas mudanças para os filhos sendo essas mudanças nem sempre boas, dependendo de como os pais conduzem esse processo.
Com a separação essa criança ou adolescente terá que construir um novo contexto de família, com pais que não estão mais vivendo juntos, com possíveis alterações na rotina doméstica entre outras modificações em sua vida.
Os pais depois da separação provavelmente irão constituir novas famílias, e os filhos precisarão se readaptar a uma nova família (esposa do pai , marido da mãe,e possibilidades de novos irmãos).
É muito importante que os pais conduzam o processo de separação de forma clara, sem esconder dos filhos que estão se separando e, estando atentos para que a criança não se sinta responsável pela separação e também deixando claro que sempre serão seus pais e nunca deixarão de amá-la.
Pode haver dificuldade de formação de vínculo com o pai que não ficar com a guarda da criança e para suprir essa defasagem é importante que o pai que não ficou com a guarda do filho seja o mais presente possível na vida dele, para que se forme um vínculo de confiança com a criança.
Os pais devem evitar ao máximo expor os filhos às brigas de casal , pois eles não precisam presenciar estas situações, as quais pertencem somente ao casal.
Além disso, é fundamental que os pais não “usem” os filhos para fazer chantagem com o antigo parceiro (a) pois a criança deve ser respeitada
Muito comum também os pais falarem “mal” um do outro para o filho. Nesses casos, os pais acabam projetando nos filhos suas frustrações na relação e mesmo que, de forma não consciente, ao falar mal, criticar, denegrir a imagem do outro pai para o filho, desejam que este não goste mais do mesmo.
É fundamental que os pais estejam atentos aos comportamentos dos filhos durante o processo de separação.pois muitas vezes as crianças começam a apresentar uma queda no desempenho escolar, isolamento, tristeza e falta de apetite.
Nesses casos, a ajuda de um psicólogo poderá ser fundamental, tanto para orientação destes pais em como lidar com os filhos como para a criança, que encontrará um suporte emocional adequado .
Ressalto que a maneira como os pais conduzem a separação influencia diretamente na forma como os filhos irão lidar com a situação.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161