Atualmente o estresse no trabalho está atingindo muitos trabalhadores, podendo este fator estar relacionado a uma carga excessiva de atividades , tarefas solicitadas pelo chefe (excesso de trabalho), pressão constante no ambiente de trabalho e até o medo da demissão.
Esses fatores além de ajudarem no desenvolvimento do estresse podem aumentar a perda de interesse pelo trabalho.
Podemos observar que algumas profissões geram naturalmente no indivíduo maiores situações de estresse devido ao aumento de responsabilidade e pressões sofridas no dia a dia, sendo essas profissões: telemarketing, bancário e outras .
O estresse ambiental pode exercer grande influência na maneira como a pessoa se comporta quando está em convívio com a sociedade, podendo dependendo da situação o indivíduo se tornar agressivo, depressivo, angustiado e bastante sensível emocionalmente a determinadas situações da sua vida.
Diante dessas circunstâncias o trabalhador quando percebe que não consegue manter o ritmo de trabalho e desempenho esperado na sua atividade profissional ele passa a apresentar um certo sofrimento psíquico.
Alguns dos sintomas físicos apresentados por qualquer pessoa que está passando por uma situação de estresse são:
* Sensação de cansaço (fadiga)
* Dores de cabeça,
* Insônia,
* Dores no corpo,
*Palpitações,
* Alterações intestinais,
*Náuseas,
* Tremores e baixa da resistência do corpo (estando mais vulnerável a doenças).
Para que o trabalhador esteja bem com sua saúde e prevenido do estresse é necessário que as necessidades básicas desta pessoa dentro do seu trabalho sejam atendidas.
O trabalho deve proporcionar uma alimentação saudável, meios de transportes, saúde, educação eficientes, direitos básicos à condição humana e qualidade de vida.
O estresse no trabalho é totalmente prejudicial para a saúde e também para o rendimento do empregado dentro da empresa.
Quando não se tem um nível alto de estresse no dia a dia, os funcionários trabalham mais e de melhor maneira.
Tendo assim um ambiente de trabalho harmônico, onde todos trabalham felizes e com motivação.
Uma das intervenções que a empresa pode fazer, é por a disposição do trabalhador um psicólogo que realize uma avaliação das condições de trabalho que, muitas vezes, são inadequadas e impróprias para o rendimento e qualidade do dia a dia do trabalhador.
É necessário que os profissionais aprendam a lidar com as fontes de estresse de uma forma saudável.
Dicas para lidar com o estresse no ambiente de trabalho.
Identifique a situação- O funcionário deve identificar qual a situação que lhe causa o estresse, a partir dai buscando alternativas saudáveis para conviver com o conflito ou escolher descartar esse problema.
Ex: No caso se o problema enfrentado gerar muito desconforto, a alternativa pode ser mudar de área ou buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
Não aja por impulso -O profissional precisa identificar os sintomas do estresse quando eles aparecerem, sendo necessário adotar uma estratégia para lidar com ele.
Em muitos casos, a pessoa tem uma conduta defensiva por ter dificuldades em lidar com o estresse, mas as vezes somente uma conversa com o chefe basta para solucionar o problema.
Administre o tempo – Fazer pausas durante o expediente é muito saudável. O profissional deve ainda planejar o dia de trabalho, e considerar imprevistos, pois quando eles surgirem será preciso reorganizar as tarefas.
Cuide da saúde -Profissionais que adotam um estilo de vida saudável se recompõem de situações estressantes mais rápido. A recomendação é dormir bem, se alimentar adequadamente e praticar atividade física.
Trabalhe com qualidade – Mesmo que a atividade não provoque o prazer desejado, deve-se compreender que às vezes é necessário passar por etapas indesejadas para alcançar metas e objetivos.
Tenha vida pessoal e bons relacionamentos – Não deixe que a correria do dia a dia afaste você dos seus amigos e familiares. Pratique sempre tarefas que são prazerosas e geram bem estar.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161