Nos dias atuais o país vive uma grave crise financeira, pode-se observar nesse contexto, custo de vida sempre subindo, taxas de juros cada vez mais altos, índices de desemprego assustadores e é preciso ainda fazer sobrar dinheiro no final do mês.
Quando se tem dívidas, a situação fica pior ainda, pois não há como manter a paz de espírito quando se tem débitos pendentes a serem regularizados.
Se você tem muitas dívidas você não tem saúde financeira e passa a ter uma doença financeira e quando se esta doente financeiramente, é preciso abrir mão de muitas coisas, porque você precisa recuperar sua saúde financeira.
Ter saúde financeira requer e se resume em sacrifícios, mas a boa notícia é que a maioria desses sacrifícios é temporário.
Uma vez recuperada a sua saúde financeira, você pode voltar a gastar aproveitando melhor o dinheiro.
Tendo sempre em mente que o momento atual é de economizar, para que se consiga os objetivos propostos para cada indivíduo.
Dicas para economizar
Corte o cartão de crédito: Os valores da anuidade do cartão se economizados podem ajudar você quitar as dívidas e ainda economizar.
Elimine restaurantes: Lembre-se que comer fora de casa custa mais dinheiro.
Evite parcelar as compras: Procure analisar as inúmeras vantagens de comprar à vista e os descontos que pode conseguir
Cancele a assinatura de revistas e jornais: Muitas vezes por impulso assinamos promoções de revistas e jornais os quais, depois de passada a euforia do momento pouco acabamos usufruindo.
Reveja seu plano de celular: Refletir sobre se realmente você usufrui ou precisa de todos os serviços e franquias que sua operadora de celular oferece é de extrema importância num momento de crise.
Ir de carona para o trabalho e realizar rodizio de carona com os colegas: Com a alta do combustível, atitudes como essa ajudará na economia, o que fará uma grande diferença no final do mês.
Economize energia elétrica: Apague todas as luzes quando não estiver usando, desconecte os aparelhos das tomadas, use o ar condicionado somente quando necessário, criando hábitos mais econômicos.
Fazer sobrar dinheiro no final do mês hoje em dia não é uma tarefa fácil para ninguém.
Coloque no papel, de forma organizada, todas as suas despesas mensais, e faça um programa de reeducação financeira. Elimine os excessos, corte o que dá pra viver sem, e procure o essencial para sua manutenção de vida.
Quanto tempo durará essa fase é uma pergunta que a resposta depende unicamente de você, de sua atitude, de sua vontade de mudar: quanto antes você se livrar das dívidas, mais cedo você conseguirá restabelecer o curso normal da sua vida.
Não existe qualidade de vida se não existir qualidade de vida financeira.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161