Aposentadoria significa uma nova etapa de vida, de possíveis transformações e mudanças.
A mudança ocorrerá e com isso será necessário que o indivíduo se adapte e conduza seu dia a dia de uma nova forma, para que não aconteça o adoecimento.
As vezes a aposentadoria é associada a velhice, gerando na pessoa o sentimento de incapacidade podendo trazer conflitos emocionais para quem passa por essa fase.
Dependendo de como a pessoa encara essa nova fase, ela poderá ter perdas e ganhos.
Como vantagens vê-se que a pessoa pode se sentir feliz , encarando essa fase como oportunidade de desfrutar tudo o que conquistou trabalhando, podendo ter mais tempo para si mesmo.
Quando falamos nas desvantagens, o aposentado passa a se lamentar e a relacionar a aposentadoria com o fato de se sentir incapaz e improdutivo podendo isso levar a sintomas de depressão e ansiedade.
Os homens tem uma maior probabilidade de sofrerem mais nesse processo, por se sentirem improdutivos e terem dificuldade em se relacionar com outras pessoas.
Um fator bastante comum que também acontece na fase da aposentadoria dos pais é a síndrome do ninho vazio (quando os filhos crescem e saem de casa), onde os pais precisam aprender a usufruir e preencher melhor seu tempo.
Para se aposentar é preciso se preparar para essa nova etapa, pois nessa fase acontecem transformações no modo de ser, pensar e agir.
Muitas pessoas que se aposentam às vezes continuam trabalhando por gostarem muito ou muitas vezes pelo não planejamento adequado da aposentadoria.
Para que a aposentadoria faça sentido para a pessoa ela deve se fazer alguns questionamentos e traçar metas ao longo de sua vida como:
*Criar novos projetos de vida
*Realizar sonhos que antes não tinha espaço pela falta de tempo.
*Viajar
* Atividades que gerem prazer
*Organização financeira
Ressalto a importância de a pessoa ter uma rotina com atividades, objetivos e metas traçadas visando a felicidade, bem estar e qualidade de vida.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161