Quando o assunto é amor, todos nos sabemos que ele não escolhe idades, etnias, gênero.
Vemos no dias atuais que casais com grande diferença de idade são mais comuns, contudo a questão ainda é um tabu para muitas pessoas.
É natural que gerações diferentes as vezes tenham dificuldades em manter a harmonia pois pensam diferente em certas opiniões e devido a diferença de idade podem entram em um conflito de gerações , com isso vemos que ambos devem se empenhar e dedicar tempo para que mantenham o equilíbrio na convivência conjugal.
Levar em consideração a idade psicológica das pessoas é um fator importante, visto que maturidade tem pouco a ver com idade cronológica. Ex: Uma pessoa mais jovem pode ser muito mais madura do que outra muito mais velha e vice-versa.
E mesmo não tendo maturidade suficiente, o dia a dia com um companheiro mais velho pode fazer com que a maturidade se desenvolva.
Isso pode representar uma vantagem nas relações assim pois o mais velho se sente rejuvenescido e o mais novo amadurece.
Amadurecimento deve ser a palavra chave em um relacionamento desse tipo. Quando um casal é maduro, independente da idade, a convivência tende a ser harmônica e as possíveis dificuldades em relação a diferença não serão ressaltadas pelo casal.
Casais com grande diferença de idade chocam a sociedade e enfrentam grande preconceito, principalmente quando a mulher é a mais velha.
O problema é maior quando a família de um e de outro, passa a interferir negativamente, criando obstáculos na convivência do relacionamento.
Isso pode ser uma grande desvantagem para esse tipo de relacionamento, no entanto, com paciência, diálogo e tolerância é possível transformar e virar o rumo da situação.
Dessa forma o casal vence o preconceito e se torna mais fortalecido e unido.
Considero o mito mais polémico sobre as relações com diferenças de idade quando um dos parceiros do casal tem posses econômicas mais altas que o outro, ressaltando a tendência de outras pessoas verem a união de ambos como um negócio de conveniências.
Quando há valores essenciais, como o amor, a sinceridade, a amizade e o desejo, a relação se fortalece independente de qualquer dificuldade enfrentada.
O casal deve aprender a lidar com o diferente pois todo tipo de diferença, seja intelectual, cultural e inclusive de idade pode gerar conflitos que afastam o casal, prejudicando o entendimento necessário para a convivência a dois.
O importante é que o casal busque desenvolver a compreensão e que juntos trilhem caminhos harmônicos para enfrentar as desvantagens que se apresentam no dia a dia e saiba valorizar as vantagens da união.
Como psicóloga digo que e possível transformar a diferença de idade em algo positivo.
Ressalto que ¨Esses casais são pessoas que somente nasceram e viveram em ciclos de tempo diferentes e no relacionamento entre si ambos somam experiências de vidas¨.
As diferenças de idade não tem que ser um aspeto mal visto na sociedade pois quando se fala de amor não há imposições, há penas um bom sentimento que deve ser vivido e aproveitado da melhor forma.
Dicas para viver em harmonia no relacionamento:
*Não dar ouvidos a boatos e conversas: As pessoas sempre vão falar da vida alheia, basta ignorar e ressaltar a felicidade e o bem estar do casal.
*Confie no seu companheiro: É importante conhecer a pessoa com quem se relaciona e criar confiança no seu parceiro. Mostrar e sentir confiança na relação, nos bons e nos maus momentos que surgiram certamente, favorece a união positiva do casal em todas os momentos, até quando existem boatos acerca do relacionamento.
*Manter o equilíbrio: Manter o equilíbrio entre o casal é sempre necessário em qualquer relação para se ter uma união com harmonia que gere bem estar e ambos vivam felizes, confiantes e se entreguem completamente um para o outro.
No amor não existem barreiras por isso ame incondicionalmente, afinal o amor não escolhe idades!
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161