Qualidade de vida é buscarmos sempre o equilíbrio em todos os campos de nossas vidas, seja familiar, pessoal, profissional e espiritual. Hoje as pessoas estão preocupadas em poder viver e não somente sobreviver e para isso estão cada vez mais buscando a compreensão deste viver bem. É importante que busquemos nosso crescimento pessoal através da compreensão de nós mesmos, compreendendo como somos, como pensamos e como nos comportamos, só assim podemos rever e mudar nossa qualidade de vida.
Estudos mostram que se o aspecto emocional e psicológico não está em equilíbrio, surgem problemas de saúde no indivíduo, pois o controle e a estabilidade emocional é a base para que uma pessoa esteja saudável.
Vários dos problemas que temos atualmente estão ligados as preocupações e obrigações relacionadas ao nosso mundo moderno.
Quando nos preocupamos demais diminuímos a nossa qualidade de vida.
É normal e natural a preocupação em cumprir as obrigações do dia a dia, mas quando vivemos só em função delas sobrevivemos e deixamos de usufruir o que a vida tem de melhor.
O bem estar emocional e psicológico consiste em estar de bem com a vida, aceitar-se como você é, saber lidar com as adversidades e problemas que surgem em nossas vidas sem se deixar abater, valorizando cada momento vivido.
Se você passou por um momento bom, deve-se comemorar, já se foi um momento ruim é importante adquirir habilidades para lidar com essa experiência negativa e evitar que ela aconteça novamente.
É importante lembrar que os problemas fazem parte de nossas vidas, mas devemos ter em mente que a vida não pode girar apenas em torno das nossas preocupações.
A nossa vida vai muito mais além, mas por conta do excesso de responsabilidades e a correria do dia a dia, do nosso mundo atual esquecemos que o lado bom da vida consiste em coisas simples como abraçar alguém, sorrir para uma pessoa, cantar, dançar, observar a natureza, estar junto de seu animal de estimação e várias outras atividades prazerosas que ajudam ter uma vida com menos estresse.
Devemos ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de estresse, definir objetivos de vida, buscando fazer terapia com um psicólogo almejando assim o auto- conhecimento e a busca por soluções de problemas.
Esses pequenos atos fazem com que a pessoa sinta que tem controle sobre seu dia a dia e tenha dessa forma uma boa qualidade de vida.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161