Como lidar com a perda de seu animal de estimação

Para os amantes de animais (como eu), a perda de um bicho de estimação é também a perda de um grande amigo e companheiro.

Os cães são considerados os melhores amigos do homem e por isso pode ser muito difícil superar a morte de um gato, cachorro, ou qualquer outro bichinho do qual cuidamos e amamos.

O problema é que a expectativa de vida dos bichos, mesmo sendo maior hoje em dia, é curta em relação ao tempo que o dono viverá e mais cedo ou mais tarde, ele terá que lidar com a perda do animal querido.

Estudos confirmam que a dor da perda de um animal de estimação é a mesma dor causada pela dor da perda de um ente querido, pois é a perda de um amor incondicional, objeto de carinho e proteção.

As pessoas que mais sentirão a perda serão aquelas que possuíam maior vínculo afetivo com o companheiro. Quanto mais forte a ligação afetiva, mais intenso será o luto.

A melhor forma de lidar com o sentimento é aceitá-lo. A saudade, a dor e a tristeza fazem parte do processo do luto, e é necessário passar por eles para reorganizar a vida.

Embora a lembrança nunca se vá, a tristeza a ela associada vai perdendo a intensidade e a pessoa consegue ir realizando de uma forma normal  suas atividades do dia a dia.

Infelizmente a nossa cultura e a sociedade a qual vivemos atribui um valor menor à vida do animal e naturalmente banaliza o luto por ela.

Abaixo segue algumas dicas para ajudar a superar esse processo:

1-Se permita sofrer e chorar por ele, não negando seus sentimentos pois só você sabe o sentimento que tinha pelo seu cachorro.

2-Faca um albúm de fotos e procure conversar com pessoas que passaram por essa mesma situação.

3-Cuide de si mesmo, socializando e mantendo-se ocupado. 

4-Aceite a morte, dê tempo a você mesmo pois o luto leva um tempo passar e cada um reage de uma forma frente a determinada situação.

5-Organize um funeral ou memorial. Essa pode ser uma forma saudável de lidar com o luto e processar as emoções.

6-Faça uma doação para uma instituição de caridade em memória do seu bicho de estimação.

7-Considere a adoção de um novo animal de estimação

8-Procure a ajuda de um psicólogo para superar esta perda.

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161