A importância da mãe em nossa vida

No Dia das Mães, toda a sociedade homenageia aquela que é definida como “a pessoa mais importante da nossa vida”.

A sociedade teve, na maior parte de sua existência, um alicerce onde o homem ocupava o papel principal.

A mulher tinha o papel de dona de casa e mãe, sendo a responsável pela educação dos filhos.
Mesmo com a conquista do espaço da mulher no mercado de trabalho, a função de educar as crianças ainda é deixado a ela.

Nos dias de hoje ,mesmo com os homens ajudando mais nas obrigações do lar é a mãe quem passa mais tempo com a criança.

A mãe trabalha fora nos dias atuais e ainda arranja um tempo para cuidar dos filhos ao chegar em casa, vemos que esse comportamento não é tão freqüente nos homens.

Existe nas mães o desdobramento feminino, onde ela consegue exercer vários papéis ao mesmo tempo,como (mãe, esposa, filha e profissional).

Vemos que a mulher tem uma capacidade extraordinária em acumular responsabilidades sem perder a ternura, a capacidade criativa e a motivação maternal.

A figura materna (mãe) é a primeira pessoa com quem a criança tem contato, até mesmo durante a gestação.

Todo o desenvolvimento da personalidade, de tudo o que a criança vai ser no futuro, está de certa forma nas mãos dos pais, mas em primeiro lugar da mãe.

No processo educativo dos filhos, o afeto materno é fundamental para o desenvolvimento da personalidade, pois até os cinco ou seis anos formamos a personalidade das crianças, depois só conseguimos alterar comportamentos e  as mães são muito importantes nessa fase.
O pai tem o seu papel que é  muito importante, mas a mãe é o primeiro contato da criança.
Uma fator a ser salientado, é a importância do contato físico no dia-a-dia entre a mãe e a criança ,como (segurar no colo, dar mamadeira, amamentar, fazer carinho, pegar na mão e dar banho), sendo por meio desse tipo de contato que a criança vai perceber valores como carinho e afeto.
Tudo isso no futuro vai colaborar para que essa criança seja segura.

Mesmo quando a criança cresce, a necessidade do afeto persiste e ela continua precisando desse contato e desse carinho diário. O carinho, o afeto, a atenção que a mãe dedica para a criança são fatores que vão influenciar na segurança durante a infância, a adolescência e na vida adulta.
Por esse contato ser tão importante para a criança, sua falta pode ocasionar problemas no futuro.

Existem estudos demonstrando que a falta de afeto, de atenção e de carinho pode acarretar problemas emocionais ou delinqüência no futuro adulto. Da mesma forma, não se pode afirmar que uma criança que cresceu sem a presença da mãe terá desvios de comportamento, enquanto outra que compartilhou da presença dos pais está “segura”.
Finalizo dizendo que “O papel das mães na educação dos filhos é insubstituível”,pois elas são como modelos para os filhos e para a sociedade, tendo muitas características afetivas e uma infinita capacidade de adaptação às exigências da vida.

 

Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161