Somos todos os dias afetados por fatores que causam estresse, isso devido a vida agitada que levamos, as cobranças, os acontecimentos imprevisíveis, as perdas, o excesso de serviço e as frustrações que temos ao decorrer de nossas vidas.
Estresse é uma reação do organismo que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande frente a uma situação . Essa situação pode ser algo negativo ou positivo.
O estresse negativo é o estresse em excesso, onde a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação.
O estresse positivo é o estresse em sua fase inicial, onde o organismo produz adrenalina que dá ânimo e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa.
O estresse ideal é quando a pessoa aprende o manejo do estresse e gerencia a fase de alerta de modo eficaz, alternando entre estar em alerta e sair de alerta. O organismo precisa entrar em homeostase após uma permanência em alerta para que se recupere. Após a recuperação não há dano em entrar de novo em alerta. Se não há um período de recuperação, então, doenças começam a ocorrer, pois o estresse fica em excesso no organismo.
Sintomas do estresse
– queda de produtividade;
– confusão mental;
– apatia;
– dificuldade de concentração;
– sensação de desgaste ao acordar;
– auto -estima baixa;
– dificuldade com a memória;
– depressão e irritabilidade acima do justificável.
Sintomas Físicos do estresse
Formas prejudicais de lidar com o estresse
- Fumar
- Comer em excesso ou comer muito pouco
- Permanecer muitas horas em frente à televisão ou computador
- Afastar-se dos amigos, familiares e atividades de lazer
- Dormir em excesso
- Adiar constantemente as tarefas que necessita realizar
- Evitar a qualquer custo enfrentar os problemas
- Direcionar o seu estresse para os outros (explosões de raiva, violência física, critica exacerbada)
Dicas para controlar o estresse
- O primeiro passo é a pessoa saber qual é a causa do estresse, depois de identificada a causa, ou ela deve ser eliminada, ou a pessoa deverá criar meios para lidar com aquele agente estressor de outra maneira.
- É essencial, que a pessoa tenha um sono bom e reparador e que em suas horas livres o indivíduo faça as coisas que gosta, que o dão prazer.
- Os exercícios físicos, se forem praticados de uma maneira saudável, causam um aumento nos níveis de endorfina no nosso organismo, o que causa aquela sensação de prazer e bem-estar no indivíduo.
- A pessoa não deve usar medicamentos por conta própria e deve também evitar o consumo de álcool.
- Em grande parte dos casos, a ajuda profissional de um psicólogo é fundamental neste processo.
- Identificar os agentes causadores de estresse em nossas vidas muitas vezes não é tarefa fácil e exige ajuda especializada.
Tratamento
Para tratar do stress é fundamental que a pessoa apresente mudanças em seu padrão de comportamento, neste sentido a psicologia tem um papel importantíssimo, pois ajudará o indivíduo reconhecer seu comportamento, sua forma de interpretar o mundo e assim mudar de comportamento de forma a enfrentar os estressores da vida sem entrar num desgaste tão intenso.
Dra. Thaiane de Fátima Barbosa
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP 06/105161